Código Não Binário

Comunicado de Imprensa

Coletiva Transtornar têm o prazer de anunciar o evento “Corpos Marginais”, que será realizado no Auditório Carolina Bori e Vão Livre do Blog G do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), na Cidade Universitária, no dia 28 de Junho, Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. O evento ocorrerá das 9h às 18h e terá como objetivo principal promover discussões e reflexões sobre temas urgentes para pessoas LGBTQIAPN+, especialmente pessoas trans e racializadas.

O evento contará com mesas de debate compostas de maneira colaborativa, nas quais participarão pessoas pesquisadoras que representam a materialidade de corpos marginais na academia, além de ativistas, representantes políticas e artistas de grande relevância para a comunidade, como a Co-Deputada Estadual Carolina Iara, a ativista histórica fundadora do Movimento Organizado de Travestis e Transexuais no Brasil Jovana Baby, o rapper e ativista transmasculino Jupi77er, e pesquisadore em estudos de gênero Andreone Medrado.

Os debates no auditório abordarão questões relevantes para a comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, no vão livre do bloco G, haverá uma feira de produtos, serviços e artes realizadas por pessoas LGBTQIAPN+, proporcionando uma oportunidade para divulgar seus trabalhos e ocupar novos espaços.

“A intenção do evento ‘Corpos Marginais’ é ocupar o espaço da universidade com corpos marginais e enfatizar a importância deles estarem presentes em todos os espaços, dentro e fora das universidades, na busca por uma cidadania plena”, afirma Andreone Medrado, um dos criadores da primeira disciplina LGBTQIAPN+ o Instituto de Psicologia da USP. 

“Ficamos felizes de contribuir com esse evento que busca defender os direitos da população LGBTQIAP+ por meio da construção de saberes diversos, tanto científicos como não-científicos”, explicam Veronyka e Amanda, da Código Não Binário, responsável pela comunicação do evento.

A necessidade de ocupar espaços surge de um contexto atual em que mais de 70 projetos de lei que atacam os direitos das pessoas LGBTQIAP+ foram apresentados nas esferas federal, estadual e municipal desde o início de 2023. Essa ofensiva também ocorre internacionalmente, e é fundamental responder a esses discursos que atacam, principalmente, pessoas trans e racializadas. 

“Nós reuniremos na USP pessoas estudantes, ativistas, representantes políticas e profissionais de áreas diversas em um encontro transdisciplinar para retomar a historicidade das lutas LGBTQIAP+ e pensar em novos caminhos para uma vida potente em comunidade”, acrescenta Cadência, da Coletiva Transtornar, realizadora do evento.

Para celebrar esse dia emblemático do Orgulho LGBTQIAPN+, o evento “Corpos Marginais” oferecerá uma agenda completa de atividades, proporcionando um ambiente acolhedor e enriquecedor para todes participantes.

As pessoas interessadas em participar do evento “Corpos Marginais” podem obter mais informações e realizar inscrições no site codigonaobinario.org.br/corposmarginais

O evento pede a pessoas e organizações que queiram ser patrocinadoras a contribuir com a remuneração da produção e dos participantes em sua vaquinha disponível no site.

Para solicitações de imprensa, entrevistas ou informações adicionais, favor entrar em contato com Gabriel no whatsapp 12 99771-2194.

Para obter o material gráfico do evento, acesse o Drive.

Realização:

Coletiva Transtornar: Estudantes-ativistas trans do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. www.instagram.com/trans.tornar

Comunicação, Tecnologia e Design:

Código Não Binário: Pessoas LGBTQIAPN+ que trabalham para que a diversidade, a inclusão e a equidade estejam no cerne das práticas de tecnologia e política. www.codigonaobinario.org

Fim do comunicado