Estivemos RightsCon Costa Rica 2023, a principal conferência internacional em Direitos Humanos e Tecnologia. Amanda Claro e Veronyka Gimenes foram selecionadas pela curadoria do evento para apresentar o painel “Fixing Brazilian Democracy: How can Diversity defeat hate speech” em formato lightning talk.
Nas palavras de uma staffer do evento, a apresentação “foi diferente de tudo que ela já tinha visto”! Combinamos estudos de gênero, intersecionalidade, cinema de ficção científica e dados sobre violência de gênero na política para chamar atenção para as tecnologias de manipulação da democracia – como a Cambridge Analytica – e para as dificuldades enfrentadas por políticas como Erika Hilton, que são a face de populações subrepresentadas na política.
Pudemos acessar também diversos painéis muito ricos sobre temas como Inteligência Artificial, estratégias de tecnologia para ativistas de direitos humanos e comunicação sobre direitos sexuais e reprodutivos em mídias sociais. Falamos um pouco sobre estas seções neste vídeo: