Código Não Binário

Comunicado de Imprensa

Em resposta à ofensiva evangélica, a travesti programadora paulistana Veronyka Gimenes criou versões Drag Queen e Drag King de políticos conservadores usando inteligência artificial. As fotos estão sendo compartilhadas nas redes sociais desde sexta, dia da finalíssima de RuPaul’s Drag Race, e mostram versões incrivelmente realistas de figuras que fazem barulho contra pessoas que desafiam a cisheteronormatividade.

Veronyka Gimenes, paulistana, travesti, programadora e fundadora na iniciativa Código Não Binário criou versões realistas de políticos conservadores mais engajados na agenda defensora da cisheteronormatividade. As imagens estão disponíveis no twitter, instagram e tiktok da programadora.

Deputados e deputadas conservadores no congresso nacional, como Nikolas Ferreira e Marco Feliciano já estão atacando medidas de combate à discriminação racial e de gênero tomadas pelo Governo Federal, como programa de equidade de gênero e raça no SUS. Nas assembléias estaduais, nos últimos 3 anos, deputados apresentaram mais de 120 PLs anti-LGBTQIA+ nos estados.

Veronyka usou a inteligência artificial para criar, no que diz ser só a primeira coletânea, as imagens realistas de políticos que Veronyka chamou de “bancada do glitter”, inspirados em fotografias dos seguintes representantes:

Nikolas Ferreira (PL-MG)

Marco Feliciano (PL-SP)

Ana Campagnolo (PL-SC)

Marcos Rocha (União Brasil-RO)

Eli Borges (PL-TO)

Marta Costa (PSD-SP)

Iolando Souza (PSC-DF)

Eyder Brasil (PL-RO)

Mateus Wesp (PSDB-RS)

Fernando Máximo (União Brasil-RO)

Declara Veronyka ao compartilhar as artes em suas redes sociais: “Montamos alguns políticos conservadores como Drags Queens e Drag Kings com ajuda de AI para que eles possam se colocar em nosso lugar, em corpos LGBTQIA+. Quem sabe assim percebem a desumanização que cometem. Questionando o sistemas de opressão de gênero que eles ajudam a sustentar. Como seria o Brasil se esses políticos compreendessem que o gênero é uma performance e que podemos todos brincar com ele? Com certeza isso poderia ajudar a sairmos da vergonhosa posição de ser um dos países mais violentos contra pessoas LGBTQIA+. E não dá pra negar que todos elus ficam muito melhores montades né?

E comenta: “Essas imagens são uma experiência lúdica, promove para quem vê que o jeito de se vestir, falar e se comportar no mundo, todos os dias, também é uma performance de gênero, seja você cishetero ou dissidente desse sistema que desembarca aqui com a colonização. Drags sabem brincar com essas performances e fazem disso arte.”

Veronyka conclui: “A rede de pessoas ligadas a bancada da bíblia chama de “ideologia” qualquer medida que chame atenção para o fato de que existe desigualdade e discriminação de gênero e contra pessoas dissidentes de gênero e sexualidade, pessoas LGBTQIA. Mas eles não percebem que sustentar “jeitos certos” de ser homem e mulher é pura ideologia também.”

A programadora espera que esta iniciativa dê visibilidade, provoque debates e traga mais pessoas a participarem da disputa contra os avanços conservadores, evitando a manipulação através do pânico moral e das fake news.


Para solicitações de imprensa, entrevistas ou informações adicionais, favor entrar em contato com contato@codigonaobinario.org

Sobre Código Não Binário: Pessoas LGBTQIAPN+ que trabalham para que a diversidade, a inclusão e a equidade estejam no cerne das práticas de tecnologia e política. www.codigonaobinario.org

Fim do comunicado