Código Não Binário

Uma conversa com McKenzie Wark no SESC: Hackear o Gênero e o Capital

Em parceria com a Editora Funilaria e o Sesc CPF, a Código Não-Binário mediou, em 2024, um encontro com a escritora trans McKenzie Wark — uma das vozes mais potentes do pensamento hacker e das teorias de gênero contemporâneas. O evento reuniu mais de 50 participantes no Sesc 14 Bis e abriu espaço para discutir temas como transição de gênero, política das identidades, tecnologia e transformação social.

A conversa atravessou autores como Marx, Foucault, Preciado e Donna Haraway, explorando as possibilidades de hackear estruturas normativas e imaginar outros futuros. A mediação do encontro foi uma oportunidade de articular teoria e prática a partir de uma perspectiva transfeminista crítica e inovadora.

Nesta palestra McKenzie Wark apresenta suas pesquisas que se voltam para a análise do neoliberalismo tecnológico, situacionismos, mídia tática e movimento anti-globalização.

Com argumentações que a informação deu poder a um novo tipo de classe dominante através da propriedade e do controle da informação, esta classe emergente, chamada de vetorialista, domina não apenas o trabalho, como também o capital.

A pesquisadora apresenta ao público como os poderes da informação são utilizados para burlar qualquer obstáculo levantado pelos movimentos trabalhistas e sociais.

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Veronyka Gimenes

Veronyka Gimenes

Travesti, umbandista e comunista, lidera a Núcleo Digital, onde produz tecnologias para a Democracia, e a Código Não Binário, rede que faz com que diversidade esteja no centro das práticas de política e tecnologia. Âncora do podcast Entre Amigues e memeira na página Ajudar o Povo de Humanas e Esquerda Pensante. Formada em Software, Política e Gênero. Trabalha há 16 anos com desenvolvimento de tecnologias para o setor público e terceiro setor no Brasil e na Europa, produzindo plataformas.
(Foto: Acervo Pessoal)

McKenzie Wark

McKenzie Wark

Escritora e teórica cultural, autora de RAVING, Capital is Dead e A Hacker Manifesto, entre outros. Professora na The New School, em Nova York, seus trabalhos abordam teoria queer, cultura digital e marxismo contemporâneo.
(Foto: Cle?mence Pole?s)

Curso Presencial: Entre o Manifesto hacker e O capital está morto, uma conversa com McKenzie Wark