Logo Ping Hacker

Tecnologia, Gênero e Política

Blog da Código Não Binário e Núcleo Digital

Últimos artigos

  • Resenha: Napoleão (2023)

    Resenha: Napoleão (2023)

    O novo filme Napoleão não é incrível, mas é importantíssimo para os tempos atuais! Oferece à platéia ação e romance, o que se consome loucamente hoje em dia, enquanto faz uma crítica clara e direta às identidades cisgêneras (pessoas que se identificam com o gênero que lhes foi atribuído no nascimento) – especialmente a do…

  • Como foram os nossos debates sobre Inteligência Artificial na Semana de Inovação 2023 da ENAP

    Como foram os nossos debates sobre Inteligência Artificial na Semana de Inovação 2023 da ENAP

    De 7 a 9 de novembro estivemos em Brasília na semana de inovação 2023 da Escola Nacional de Administração Pública! O tema foi Reconectar para Reconstruir, uma alusão óbvia a destruição proporcionada pelo último (des)governo. Fomos convidadas para realizar a curadoria das discussões que tiveram como objetivo responder que tipo de problemas públicos podemos resolver…

  • Governo anti-LGBT da Itália cancela certidões de crianças registradas com duas mães

    Governo anti-LGBT da Itália cancela certidões de crianças registradas com duas mães

    Famílias em Milão, Roma e Pádua receberam cartas notificando-as das mudanças. Por Holly Evans, no Independent  | Tradução: Amanda Claro A Itália começou a retirar os nomes das mães não heterossexuais das certidões de nascimento de seus filhos, como parte da repressão do governo de extrema-direita à parentalidade de mesmo gênero. A medida foi tomada após a coalizão…

  • Quais os planos da Meta com o Threads e o que é o termo fediverso que aparece na instalação?

    Quais os planos da Meta com o Threads e o que é o termo fediverso que aparece na instalação?

    Desde os anos 00, o dinheiro dos 1% na indústria da tecnologia tem crescido exponencialmente. As gigantes, conhecidas como Big Tech, tão ganhando uma grana absurda, vivendo de crescimento artificial e super acelerado (“Uber não dá lucro”), com os investimentos de venture capitalists (VCs) de fundos como Blackrock e Vanguard. Essa parceria entre dinheiro dos…

  • A nova plataforma de participação do governo é livre, mas não é inclusiva nem contracolonial

    A nova plataforma de participação do governo é livre, mas não é inclusiva nem contracolonial

    Usar software livre pontualmente no governo não basta, precisamos de inclusão, incentivo, novos modelos de contratação, mais instâncias de colaboração e mais pessoas trabalhadoras e gestoras públicas que sejam do setor digital, nativas digitais e contracoloniais (em vários sentidos) Começando por São Paulo, na semana passada foi aprovada na Câmara Municipal a nova revisão do…

  • Semicondutores: A Era Digital em disputa

    Semicondutores: A Era Digital em disputa

    Em 7 de outubro de 2022, o governo dos Estados Unidos implementou controles de exportação em um esforço para impedir o desenvolvimento da indústria de semicondutores da China. Um especialista no assunto disse ao Financial Times: “O objetivo da política é impedir os esforços de IA [Inteligência Artificial] e HPC [Computação de Alto Desempenho] da…

Assuntos

binarismo Brasília capitalismo cinema cisheteronormatividade colonialismo fediverso filme google govbr governo federal guerra comercial EUA e China guerra dos semicondutores guerra tecnológica gênero Huawei imperialismo instagram Instituto Tricontinental inteligência artificial Joe Biden lgbtqia+ lives lula 3 masculinidade meta pde plano diretor plano diretor estratégico plataformas digitais psicanálise racismo reconhecimento facial resenha segurança pública semicondutores sexualidade SMIC software livre taiwan threads trabalho twitter Vijay Prashad vídeos



Mandar um zap